Enes tem como base combinar elementos tradicionalmente associados ao “Rock” – como as guitarras e o tempo – com melodias, arranjos e sonoridades Pop, onde a eletrónica assume o protagonismo da secção rítmica, e podendo-se apreciar um forte influxo da infância de Andrés pela América do Sul. Sempre acompanhada da descoberta de novas paisagens sonoras, vigentes e interessantes, mas sem abandonar o conceito tradicional da canção.

“Lighter Weight” fez-nos lembrar daquela paixão instantânea que desde início percebemos que só nos vai fazer mal, mas mesmo assim avançamos e deixarmo-nos levar pela curiosidade de saber onde esse sentimento de incerteza nos irá levar. O segundo single “Just Like the First Time”, pelas palavras do vocalista Andrés Malta, “conta a importância de nutrirmos amor-próprio sem nos deixarmos influenciar por amores que nos conduzem para o abismo da solidão e nos perseguem física e emocionalmente. Fala de uma luta interior entre o amor cego e o amor-próprio.”

Enes surgiu da vontade de Andrés Malta conquistar novos mundos e nessa partilha de experiências, musicais e de vida, encheu a bagagem de ideias e inquietudes, prosas e versos. Sementes criativas que, não se enquadraram musicalmente em nenhuma das suas aventuras e, permanecem zelosamente guardadas à espera de florescer noutras terras de cariz mais pessoal e íntimo, acabam por ganhar personalidade própria. Uma mistura de sentimentos, pesares, dores e alegrias refletidas em apenas um universo.